Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Carta aberta aos cidadãos que auxiliaram a eleição na 98ª ZE


Álbum de família
"Como é gratificante concluir nossos trabalhos na eleição a serviço da Justiça Eleitoral, e ainda por cima tendo sido a primeira Zona Eleitoral a concluir a apuração às 17h58min num total de 150 seções. Fantástico!"
"Não esmoreça jamais... seu incentivo e postura motiva a todos nós..."
"Da próxima vez, me coloca como presidente."
"Tudo fica mais facil quando existe um caminho traçado de forma correta e honesta... E todos da 98 fazem isso muito bem... Fico feliz demais por me acolherem com respeito e confiança..."
"Mais uma jornada concluída, parabéns para todos que com muita competência conseguiram alcançar o objetivo. Orgulho em fazer parte desta equipe!"
"Feliz também porque fiz parte desse serviço."
"Fiz parte da eleição pela primeira vez e adorei a função! Muito obrigada pela oportunidade! Em 2014 pretendo estar atuando em mais uma eleição!!!"
"Liguei para agradecer a oportunidade que tive de participar de uma coisa tão bacana."
"É impossível melhorar o que já está ótimo."
"Estou impressionado de ver a união e a garra de vocês."

Acima mostro apenas alguns dos muitos comentários que vi e ouvi a respeito da eleição de ontem. Confesso, nem eu esperava tanto sucesso! Não há notícia de que uma ZE em Campos tenha até hoje conseguido terminar a apuração menos de uma hora após seu encerramento. Não tínhamos em mente um horário específico, até porque nosso "recorde" era 18:30 h: queríamos fazer o nosso melhor. E quando falo "o nosso melhor" refiro-me a todo o pessoal que trabalha na eleição.


Parece clichê, mas a verdade é que sem o mais humilde dos motoristas que se apresentam na hora certa no lugar certo, teríamos problemas; sem o mesário que comparece para trabalhar não haveria eleição; sem os reservas que se prontificaram a substituir os mesários que faltassem não seria possível dar tranquilidade ao pessoal de serviço; sem a responsabilidade dos presidentes de seção - todos com experiência na área - o risco de algo fugir do controle seria grande; sem os técnicos de urna, a postos para qualquer eventualidade, não poderíamos ficar tranquilos em relação a eventuais problemas nas urnas; sem os carregadores do Pólo Eleitoral o trabalho de montagem/desmontagem seria muito mais cansativo para todos...


Também é certo que sem o supervisor de local para montar as seções na véspera, dar apoio aos mesários e desmontar tudo após as 17 horas, nada seria como foi; se faltassem os carregadores dos Correios não teríamos retirado do Pólo Eleitoral 150 urnas e as arrumado em rotas, de acordo com o local, no Ginásio do Auxiliadora (registro aqui o agradecimento) em apenas 23 minutos (outro recorde); sem os supervisores de rota não teríamos controle do que estava acontecendo; não fossem os sempre atentos coordenadores de área e seus auxiliares as informações não chegariam até o chefe do cartório devidamente filtradas...

E o pessoal da Junta Eleitoral, que arruma toda a "bagunça" depois da eleição e confere as urnas uma por uma? E nossa fotógrafa, que visita todos os locais de votação e silenciosamente registra tudo para a posteridade? Mais: o que dizer do pessoal que trabalha todos os dias na sede da 98ª ZE? Quantas e quantas vezes eles me socorrem das mais complicadas situações (muitas criadas exatamente pelas pessoas que deveriam facilitar o nosso trabalho)???

Acredite, leitor: no sábado o meu pessoal responsável pelos transportes não queria almoçar porque ainda havia um trabalho a ser feito (debaixo de sol escaldante)... só para citar dois nomes mais conhecidos e não ser injusto com os demais: um dos coordenadores da eleição, Marcel Mello, viaja do Rio a Campos - com dinheiro do próprio bolso - só para nos ajudar... o outro, Alex Vidal, tira horas e horas de suas folgas no trabalho para nos auxiliar na área de Informática. Como não se contagiar com tamanha dedicação?
 
Bubu, Tibcherany, eu, Rafael e Geovane
Sentados: Marcel e Alex
Claro, não sou de frescura: sei que tenho meus méritos - até porque faço parte da equipe, né? Rsrsrs... Se tudo isso acontece é porque, diferentemente do que pensam aqueles que mal me conhecem, tenho a humildade de pedir e ouvir todas as sugestões dessas pessoas antes de decidir, sendo certo que quem montou essa equipe de sucesso fui eu, partindo do zero. Se algo fiz de certo foi observar em que função cada um poderia render melhor e colocar as peças certas no lugar certo, qual um jogo de xadrez, porque acredito na capacidade das pessoas!
Jorge, Leandro, Sérgio, Gustavo e Alex:
parte da "tropa de elite"

O Cartório teve o mérito de idealizar e realizar o registro fotográfico de todas as salas usadas na eleição, fazendo também a impressão das setas informativas, dando ao pessoal da montagem a possibilidade de não correr riscos de errar quanto ao local de votação, já que trouxemos essa responsabilidade para o cartório, tirando-a das costas dos supervisores. 

Por outro lado, ao criar a atual divisão dos trabalhos, que tira do pessoal do Cartório a obrigação de verificar o que está ocorrendo e transfere essa responsabilidade àquela que chamo de minha "tropa de elite" (composta por dois coordenadores, quatro auxiliares e seis supervisores de rota, escolhidos dentre os supervisores), fiz com que a competência deles desse excelentes resultados e consegui que os servidores não ficassem tão estressados quanto antes.

Acertamos ao fazer essas pessoas acreditarem na enorme importância que têm para a 98, ao fazer com que as mesmas se conhecessem já no treinamento dos mesários (não no dia da eleição) e ao permitir que os contrariados fossem dispensados, deixando de impor a convocação a todos e passando a conclamando-os a ajudar nossa comunidade. Com isso liberamos aqueles que não têm o mesmo espírito da maioria e de quebra ainda separamos o joio do trigo.

Em suma: eu sou a cara que aparece (até porque sou quem dá a cara para bater), quem recebe os parabéns, sou a quem as pessoas agradecem pela "oportunidade" de trabalhar numa equipe como essa, mas tenho a firme convicção de que nada disso me pertence, porque eu passarei e a 98ª ZE ficará: na verdade sou eu que tenho que agradecer a essas mais de 700 pessoas que quase anonimamente deram sua inteligência e seu suor para que tudo corresse na mais perfeita ordem!

Muito obrigado a todos!

17 comentários:

  1. Reforço aqui o que lhe disse no telefonema de domingo à noite.
    Obrigado pela oportunidade e parabéns, meu amigo!!
    Foi cansativo sim, mas acima de tudo gratificante fazer parte dessa equipe pela primeira vez. Também por isso, lamento não ter segundo turno.
    Que continue trilhando seu caminho com a humildade e sabedoria características.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Neto, a oportunidade de trabalhar com pessoas tão qualificadas quanto você e nossos demais companheiros de eleição!

      Excluir
  2. Parabens pelo trabalho e pelo zelo com sua funcao Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Torres.
      Essa é a obrigação de todo servidor público (mas nem todo mundo lembra disso, né?).

      Excluir
  3. Parabens mais uma vez para todos que contribuiram para esse sucesso.
    Orgulho-me de fazer parte dessa familia.
    Alex Vidal.

    ResponderExcluir
  4. Em Curitiba apesar de biometria, eleitora diz que outra pessoa votou no lugar dela.

    Jovem de 25 anos compareceu à seção eleitoral, mas foi informada de que outro eleitor já havia votado com os dados dela. TRE-PR vai apurar o que ocorreu

    Uma eleitora curitibana diz que foi impedida de votar neste domingo (7). Apesar do sistema de identificação pela impressão digital, outra pessoa teria conseguido votar no lugar dela. A jovem saiu do colégio sem escolher seu candidato a prefeito e a vereador, e sem o comprovante de votação. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) investiga o que aconteceu.

    O caso ocorreu na 178ª seção eleitoral de Curitiba, onde a designer Carolina Hilbert Gouvêa da Costa, de 25 anos, votaria. Ela conta que chegou ao colégio por volta das 16 horas, esperou na fila, mas, assim que passou pelo sistema de verificação digital, veio a surpresa. “O mesário disse que não teria como eu votar, porque alguém tinha votado em meu nome. O comprovante [de votação] já tinha sido entregue a essa outra pessoa”, disse Carolina.

    Segundo a eleitora, o fato constou da ata da seção. A designer aponta que a pessoa que votou no lugar dela passou pela biometria, ou seja, o aparelho reconheceu que as digitais dessa outra pessoa eram as de Carolina. “Fiquei frustrada e indignada, porque a gente tem que cumprir uma série de obrigações. Fiquei uma tarde na fila do TRE-PR para cadastrar as digitais, para chegar na hora e não poder votar”, lamentou.

    Carolina afirma que foi informada pelo chefe da seção que nesta segunda-feira (8), um oficial do TRE-PR entregaria na casa dela um comprovante, atestando que ela não está em débito com a Justiça Eleitoral. Apesar disso, a eleitora se ressentiu por não ter conseguido ajudar seu candidato. “Eu votaria no [Rafael] Greca. Tomara que, pelo menos, a pessoa foi no meu lugar não tenha votado no Ratinho Junior”, disse.

    Por meio de sua assessoria de imprensa, o TRE-PR informou que a situação eleitoral de Carolina está regularizada. O tribunal acrescentou que vai apurar que tipo de falha ocorreu.

    http://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/conteudo.phtml?tl=1&id=1305742&tit=Apesar-de-biometria-eleitora-diz-que-outra-pessoa-votou-no-lugar-dela

    Objetivos não Cumpridos

    A propaganda oficial do administrador eleitoral sobre as urnas biométricas tem seguido o mote que seriam "as urnas eletrônicas mais modernas do mundo", desenvolvidas para acabar com o "último reduto da fraude eleitoral", quer dizer, com a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.

    Vejam, por exemplo, o texto oficial do TSE:

    Voto Seguro
    :: IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA DO ELEITOR
    ... merece destaque o desenvolvimento de Urnas Biométricas, que processarão o voto a partir da identificação biométrica do eleitor. A missão da Justiça Eleitoral brasileira é a de colocar nas mãos dos brasileiros o futuro cada vez mais seguro para a democracia e levar o Brasil à vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo.

    ... O objetivo desse cadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando praticamente impossível a fraude ao procedimento de votação.

    Porém, quase nenhum dos objetivos do uso na biometria nas eleições foi atingido como se lista a seguir:

    A Fraude do Mesário - quando este libera o voto em nome de um eleitor ausente - continua possível. Ver seção 3. A Fraude do Mesário abaixo.
    O titulo de eleitor com foto, chip e dados biométricos não foi implantado como prometido em 2005. O novo título dado aos eleitores que se recadastraram é idêntico ao anterior, isto é, sem foto do eleitor.
    O custo de adaptação de $15 Dólares por urna não foi cumprido nem de longe. Gastou-se 50 vezes mais que o orçado.
    Na eleição de 2010, a taxa de falhas no reconhecimento biométrico do eleitor foi 7%, muito superior a taxa prevista de 1%, revelando a baixa qualidade dos dados biométricos coletados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, por favor fale dos mesários dos outros: os meus não são safados não!!!
      E se alguém fizer algo errado certamente os outros irão contra.
      Então vá arrumar algo mais útil e mais plausível para falar, não pegar uma situação que aconteceu com UMA PESSOA EM CENTO E QUARENTA MILHÕES para falar do trabalho dos outros e querer jogar todo mundo numa vala comum, ok?
      Passar bem.

      Excluir
  5. Parabéns Marcelo por sua competência e simplicidade! Grande profissional! É gratificante trabalhar com pessoas qualificadas e comprometidas com a qualidade na prestação de um serviço público!
    Raquel Dutra Coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Raquel.
      O serviço público deveria ser tão bom quanto o privado.
      Se as pessoas hoje reconhecem o trabalho da 98ª como bem feito é porque valorizei o trabalho dos mesários, do pessoal da Junta e dos supervisores (todo mundo gosta de ser valorizado).
      Antes de eu chegar à 98ª pessoas como você, Simone, Claudinei, Guzzo e o restante do pessoal da Junta, já se dedicavam à causa: eu só organizei as coisas e reconheci o trabalho de cada um, para que a dedicação de todos se transformasse ainda mais em qualidade.
      Sem gente boa para fazer o trabalho lá na ponta, qualquer coisa que eu fizesse resultaria em nada.
      Por isso que eu disse: sou eu quem tem que agradecer pela oportunidade de trabalhar com todos vocês.
      Valeu mesmo!

      Excluir
  6. Marcelo, não estou generalizando, menos ainda a sua equipe. Não leve para o campo pessoal. Estou sim apontando as falhas do sistema onde a mesma autoridade escolhe os equipamentos, organiza e julga. Sou a favor do voto impresso conferível pelo eleitor, passível de auditoria. Sabemos como são os políticos do Brasil, daí não concordar com o peculiar ufanismo dos ministros do TSE em que tudo é lindo e maravilhoso porque não o é!

    POR FAVOR, PRECISAMOS DE MAIS DE UM MILHÃO DE ASSINATURAS.

    Esta é uma campanha de coleta de assinaturas de apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) para criar urnas eletrônicas mais confiáveis e transparentes... como o voto impresso conferível pelo eleitor.

    Uma iniciativa do grupo QUERO MEU VOTO IMPRESSO (no Facebook), dos auditores independentes do site Votoseguro e em parceria com experientes cidadãos que participaram da coleta de assinaturas do FICHA LIMPA.

    Se não souberem o n° do seu título de eleitor necessário para estes fins, pelo próprio site poderá acessá-lo. Lá está o PL disponível para leitura, vídeos e também formulário para coleta de assinaturas físicas.
    No caso de imprimirem o formulário, informamos também o número da caixa postal para onde devem ser enviados.
    Também temos panfletos, modelos de adesivos enfim, tudo o que precisarão para ajudar a coletar assinaturas.

    http://www.vototransparente.com.br/site/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufanismo é achar que o voto impresso melhorará aquela que já é a melhor eleição do mundo.
      Vai servir apenas para que os compradores de voto exijam a prova de que o comprado de fato se vendeu...
      Repito: um caso em 140 milhões é um percentual ridículo...

      Excluir
  7. Marcelo, o eleitor NÃO leva o voto impresso para casa. Fica depositado em uma urna física.

    O modelo de equipamento que pretendemos é similar ao Argentino chamado de Vot-Ar, chamado de equipamento de 3ª geração (o nosso ainda é de 1ª geração).
    O equipamento Vot-Ar é montado numa valise monobloco, com fonte de alimentação no-break, com tela tátil quatro vezes maior que a tela das urnas brasileiras, com leitora de discos CD e com uma impressora/leitora das Cédulas Eletrônicas de Voto. A tampa da valise, quando aberta serve de anteparo para a tela-teclado.

    O equipamento Vot-Ar não possui teclado, não possui Terminal do Mesário e não possui memória de dados interna não-volátil (hard-disk ou flash-cards), isto é, quando desligado não tem capacidade de armazenar votos ou a identificação do eleitor e, nesse sentido, é um aparelho eletrônico de votação mas não cabe denominá-lo como urna eletrônica.

    Os votos são gravados individualmente em chips eletrônicos embutidos nas Cédulas Eletrônicas de Voto que também recebem a impressão do voto para conferência pelo eleitor

    O procedimento de votação é o seguinte:
    1.o eleitor se identifica perante a mesa e recebe uma Cédula Eletrônica de Voto virgem

    2.escolhe a máquina para compor e gravar o seu voto

    3.insere a Cédula Eletrônica de Voto virgem na leitora/impressora para liberar o início da votação

    4.monta o voto na tela do monitor tátil, confirma e grava o voto na Cédula Eletrônica de Voto virgem , em via eletrônica e em via impressa

    5.se quiser, pode conferir, em outra máquina, o conteúdo gravado na Cédula Eletrônica de Voto. Se não estiver igual ao que foi pressionado na tela do monitor poderá anular e pegar outra cédula eletrônica de voto com o mesário.

    6.dobra a Cédula Eletrônica de Voto (para esconder o conteúdo impresso) e a deposita numa urna de papelão lacrada que está à vista dos mesários e dos fiscais.

    A concepção da Cédula Eletrônica de Voto, contendo simultaneamente o Registro Digital e o Registro Impresso do Voto, é uma solução inédita que atende princípios jurídicos, normas técnicas e conceitos tecnológicos internacionalmente reconhecidos e estabelecidos, tais como:

    Respeita o Princípio da Publicidade, conforme jurisprudência da Corte Constitucional Federal da Alemanha em 2009.
    Atende ao Princípio da Independência de Software em Sistemas Eleitorais, que caracteriza os equipamentos eleitorais de 2ª geração.
    Está conforme com a norma técnica eleitoral Voluntary Voting System Guidelines, que especifica para equipamentos eletrônicos de votação que “ao menos dois registros do voto devem ser produzidos e um deles deve ser guardado em meio que não possa ser modificado pelo sistema (eletrônico) de votação”.

    Nenhuma dessas condições acima são atendidas pelas urnas eletrônicas brasileiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - É que já ouvi uma proposta dessas onde se levaria o voto para casa.
      2 - E isso tudo faria a votação ficar mais rápida, por acaso?
      3 - Quem tiver dúvida que fique nas sedes da Justiça Eleitoral conferindo os BU's... até hoje ninguém encontrou falha, nunca...
      4 - Não lhe conheço, Roberto, mas vai aqui um conselho de quem trabalha com isso (e com a inseminação das urnas): esquece essa fantasia de que tem alguma coisa errada na urna eletrônica brasileira... as pessoas vão morrer sem provar isso, ok?

      Excluir
  8. Como se vota na Venezuela
    Vídeo mostra fiscal do partido de Chávez acompanhando eleitor na cabine
    Atualizado
    10/10/12 15h12
    O Globo

    CARACAS - Em mais de uma seção eleitoral de Petare, maior favela da capital venezuelana, a mesma cena se repetia. Após se identificarem, os eleitores eram acompanhados por um mesário, presidente de mesa ou mesmo fiscal do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, legenda do presidente Hugo Chávez) à cabine de votação. Explicam rápido:

    - É para ajudar.

    De fato, muitos dos eleitores têm dificuldade com a tecnologia da urna eletrônica.

    Em 2004, a lista dos 2,5 milhões de eleitores que participaram de um abaixo-assinado contra Chávez foi tornada pública. É a chamada "Lista Tascón". O governo criou inúmeras dificuldades na vida civil para estas pessoas. Desde então, o medo de ser abertamente contra Chávez é real, principalmente entre os mais pobres. Uma pesquisa do Centro Gumila, ligado aos jesuítas, revela que no quarto mais pobre da população, 43% dizem temer conversar sobre política com os vizinhos.

    A maior preocupação da oposição, durante o pleito, era garantir ao eleitorado que o voto seria secreto e a urna, inviolável. Do ponto de vista tecnológico, é verdade. Na prática, ao menos na principal favela caraquenha, não é. Esta cena foi gravada de forma ostensiva, sem disfarçar. Nem por isso o homem do PSUV se intimidou.


    http://oglobo.globo.com/mundo/como-se-vota-na-venezuela-6361244

    ResponderExcluir
  9. Na boa, se há algo de que nós brasileiros podemos nos orgulhar - entre mt coisas - e a organizacao do nosso processo eleitoraral. Claro que isso implica tb sua confiabilidade e isonomia. Na alemanha p. ex. nao existe sequer um orgao permanente - mt menos justica eleitoral - que cuide do assunto. Ano que vem tem eleicao para o parlamento nacional (da qual sai o novo governo) e os dois maiores partidos estao brigando para decidir a data da eleicao.
    . http://www.zeit.de/politik/deutschland/2012-10/bundestagswahl-termin-ferien-gabriel-steinbrueck

    Nao temos do que reclamar nesse assunto.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, Roberto: não há comparação no mundo ao processo eleitoral que temos no Brasil.
    Trata-se de uma conquista do país, que facilitou a consolidação da democracia e a oxigena a cada dois anos.
    Se os candidatos são bons ou não, é outra conversa...

    ResponderExcluir

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.