Por trabalhar na Justiça Eleitoral, evito citar nomes de políticos e/ou partidos políticos brasileiros (embora eu pudesse fazê-lo sem problema algum, pois sou um cidadão como outro qualquer: o Código de Ética do TRE/RJ não tem vedação nesse sentido, porque o fato de ser servidor público não retira minha liberdade de expressão).

domingo, 17 de março de 2013

E Bento XVI disse: "xeque-mate!"

O agora Papa Emérito, Bento XVI, afastou-se da direção da Igreja Católica e, como todos sabem, assumiu Francisco I. Até aí novidade alguma (não sou especialista no assunto - nem católico eu sou - mas observo as coisas), já que tal parte da História todos nós testemunhamos. Ficou ele em xeque durante a declaração de que renunciaria e seu afastamento efetivo, sendo levantadas várias teorias sobre o porquê do afastamento, nenhuma comprovada (assim como a que traço abaixo também não pode ser).

Se em 600 anos nenhum Papa abdicou ao Trono de Pedro e se o ex-Papa ainda teria, em tese, condições de continuar à frente do Vaticano, algum motivo sério ele teve para se afastar. Tenho para mim que as enormes pressões internas e externas por "mudanças" na Igreja foram as responsáveis pela saída dele, mas não há comprovação disso. Certo é que o motivo foi forte (repito: há 600 anos isso não acontecia). Talvez jamais saibamos o verdadeiro porquê...

Ocorre que, ao contrário do que muitos pensaram ou pensam, Bento XVI fez um bem enorme à Igreja: sacrificou seu próprio pontificado, mas não fez as tais "reformas" e ainda por cima, num golpe de mestre, permitiu que o Colégio de Cardeais escolhesse se queria de fato as tais mudanças ou não. Caso quisessem, teria ele a certeza de ter agido de acordo com sua consciência (não fazendo o que acreditava que não deveria fazer e retirando-se para que alguém o fizesse); como os cardeais escolheram um moderado para ser o novo Papa, a vida segue e Bento, tendo acertado, entra para a História.

Com Francisco como pontífice o Vaticano continua mais ou menos na mesma linha de ação*, o que demonstra que Bento XVI foi um grande estrategista: moveu as peças certas no tabuleiro, sacrificou a própria cabeça em benefício da instituição e deu um xeque-mate nos "reformistas".

*Não falo do jeito de ser, posto ser Francisco mais carismático do que o Bento: falo do pensamento, embora cada administrador imprima seu modo de atuar e faça aqui e ali suas mudanças, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog de opiniões.
As postagens não são a tradução da verdade: apenas refletem o pensamento do autor. Os escritos podem agradar ou desagradar a quem lê: nem Jesus Cristo agradou a todos...

Eu publico opiniões contrárias à minha, sem problema algum. A não ser que eu o faça expressamente, o fato de liberar um comentário não quer dizer que eu concorde com o escrito: trata-se apenas de respeito à liberdade de expressão, que muito prezo.

Então por gentileza identifique-se, não cite nomes de políticos nem de partidos políticos brasileiros, não ofenda ninguém e não faça acusações sem provas.

OBS: convém lembrar que a Constituição proíbe o anonimato. Assim sendo, não há direito algum para quem comenta sem assinar: eu libero ou não o comentário se achar que devo.